Noz-da-índia 9 benefícios e como usar e armazenar

A noz-da-índia é a semente do fruto da árvore Aleurites moluccana conhecida como Nogueira-de-Iguape, Nogueira-do-Litoral ou Nogueira da índia, que apresenta propriedades diuréticas, laxativas, antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-bacterianas e analgésicas, tendo muitos benefícios na saúde da pele, no controle do açúcar no sangue ou do colesterol. Apesar de popularmente ser usada para emagrecer, não é recomendada pela Anvisa por falta de comprovação científica de sua eficácia e segurança.

A noz-da-índia é frequentemente confundida com a castanha da índia, no entanto, são muito diferentes porque a noz-da-índia é uma semente de um fruto que pode ajudar na perda de peso, enquanto que  a castanha da índia é uma oleaginosa que pode ser usada no tratamento de hemorroidas. Entenda melhor o que é a castanha da índia e seus benefícios.

Noz-da-índia: 9 benefícios e como usar

A noz-da-índia tem várias propriedades e, por isso, apresenta vários benefícios como:

1. Reduz o risco de aterosclerose

A noz-da-índia, devido ao seu efeito hipocolesterolêmico e antioxidante, ajuda a diminuir os valores do colesterol ruim, do colesterol total e dos triglicerídeos, uma vez que contem ácidos graxos como o ômega 6 e o ômega 3, reduzindo o risco de aterosclerose.

Além disso, a noz-da-índia ajuda a prevenir a formação de placas de gordura, conhecidas cientificamente por aterosclerose, no interior dos vasos, facilitando a circulação do sangue e diminuindo o risco de possíveis complicações como um infarto agudo do miocárdio ou um AVC. 

2. Controla a diabetes tipo II

A noz-da-índia contem fibras que ajudam a controlar e a reduzir os níveis de açúcar no sangue, prevenindo o aparecimento da diabetes tipo II ou controlando a doença caso a pessoa já tenha sido diagnosticada. Confira o que é a diabetes tipo II, sintomas, causas e tratamento.

3. Mantém a saúde da pele

A noz-da-índia contem ômega 6 que promove a renovação e a conservação da pele e, devido ao tocoferol e outros compostos fenólicos presentes na semente, que têm uma ação antioxidante, é possível retardar o envelhecimento precoce da pele e prevenir doenças como o câncer de pele, mantendo-a saudável.

No entanto, para que a saúde da pele continue sendo mantida, é  importante ter outros cuidados como hidratar e proteger a pele do sol, e ingerir alimentos que promovem a sua saúde pele, como as nozes, os mirtilos ou a cenoura. Veja outros alimentos para uma pele perfeita.

Noz-da-índia: 9 benefícios e como usar

4. Ajuda a combater a celulite

A noz-da-índia pode ajudar a combater a celulite devido à sua propriedade diurética, que ajuda a eliminar os líquidos e a gordura localizada e, anti-inflamatória, que reduz a inflamação do local, uma uma vez que a celulite é caracterizada por tecidos inflamados e pela acumulação de gorduras e líquidos sobretudo nas pernas e bumbum. Além disso, a noz-da-índia é antioxidante, permitindo que a pele se renove, ajudando a melhorar a sua saúde. 

No entanto, para ajudar a combater a celulite, é importante que a pessoa mantenha também cuidados no seu dia-a-dia com a alimentação, diminuindo os alimentos ricos em gordura e sal e consumindo alimentos que contenham ômega 3, como a sardinha, as sementes de chia ou as nozes, porque têm propriedades anti-inflamatórias. 

Além disso, é fundamental que a pessoa pratique exercício físico porque ajuda a ativar o metabolismo e a queimar a gordura corporal. 

5. Facilita a cicatrização de feridas

A noz-da-índia pode ajudar na cicatrização de feridas devido às suas propriedades anti-inflamatórias, diminuindo a inflamação do local da ferida, antibacterianas, permitindo que a ferida não fique infectada e, além disso também ajuda a reduzir o inchaço e na renovação dos tecidos, acelerando o processo de cicatrização.

Para uma correta cicatrização da ferida é fundamental que também existam cuidados no dia-a-dia como comer alimentos ricos em vitaminas e cuidados no tratamento da ferida como lavá-la e manter o local onde ela se encontra elevada. 

Noz-da-índia: 9 benefícios e como usar

6. Previne possíveis infecções

A noz-da-índia tem propriedades antibacterianas, ajudando a prevenir infecções causadas por bactérias como uma amigdalite bacteriana, e antivirais, diminuindo o risco de infecções por vírus, como o herpes, por exemplo

No entanto, caso a pessoa já esteja com a infecção, a noz-da-índia consegue ajudar no controle da dor provocada pela infecção porque tem propriedades analgésicas, que permitem reduzir a percepção e a transmissão dos estímulos que causam a dor. 

7. Ajuda no tratamento de úlceras no estômago

Devido à sua propriedade anti-inflamatória, a noz-da-índia ajuda no tratamento de problemas digestivos, como a cicatrização de úlceras no estômago e, à sua propriedade antioxidante que ajuda a reparar essas lesões. Além disso, a noz-da-índia tem propriedades analgésicas, permitindo diminuir a dor e o desconforto que as úlceras gástricas provocam.

No entanto, o tratamento da úlcera no estômago deve ser prescrito pelo gastroenterologista, e pode ser através do uso de remédios e cuidados na alimentação.

8. Combate da prisão de ventre

A noz-da-índia ajuda a regular o  intestino, nomeadamente, no combate do intestino preso, porque contém fibras, encontradas em alimentos como espinafres, manga, ameixa ou na linhaça, que ajudam a soltar o intestino, eliminando as fezes acumuladas e diminuindo o desconforto que a pessoa sente.

Além disso, para soltar o intestino preso é necessário controlar a alimentação, uma vez que, os alimentos ricos em açúcar e gordura devem ser evitados, dando preferência por alimentos como vegetais, frutas com casca ou cereais. Os remédios caseiros como, a vitamina de mamão e linhaça podem ser ótimos no combate da prisão de ventre. Conheça 4 remédios caseiros para soltar o intestino. 

9. Promove o tratamento de queimaduras oculares

A noz-da-índia é utilizada no tratamento de queimaduras nos olhos porque regenera o epitélio da córnea, que é uma camada transparente que protege do olho e ajuda na formação das imagens e, devido à sua ação anti-inflamatória, diminui o número de células inflamatórias, permitindo um tratamento mais rápido da queimadura.

Por outro lado, a noz-da-índia também é analgésica, permitindo reduzir a dor que a pessoa sente devido ao efeito antinociceptivo, que reduz a percepção dos estímulos que causam essa dor.

Noz-da-índia: 9 benefícios e como usar

A noz-da-índia realmente ajuda a emagrecer? 

A noz-da-índia é muito conhecida popularmente por ajudar a emagrecer e isso acontece devido às suas propriedades diuréticas e laxantes, que ajudam o corpo a eliminar os líquidos e a gordura acumulados e à sua elevada quantidade de fibras que ajudam a diminuir o apetite, facilitando a perda de peso. 

No entanto, para uma redução de peso, além da noz-da-índia, é fundamental que existam outros cuidados como uma alimentação saudável e equilibrada e praticar exercício físico. Conheça uma dieta para emagrecer rápido e saudável (com cardápio).

Como usar a noz-da-índia

A noz-da-índia deve ser consumida com muita moderação e, por isso, é recomendado que a semente seja partida em 8 pedaços, consumindo um pedaço por dia e, quando terminar de ser consumida a primeira semente, a segunda deve ser partida em 4, tomando um pedaço por dia, repetindo o processo até ser atingido o objetivo, como por exemplo, perder o peso desejado ou diminuir a quantidade de celulite. A semente deve ser ingerida como se fosse um comprimido e, deve ser bebida bastante água juntamente com a noz-da-índia.

Possíveis efeitos colaterais da noz-da-índia

A noz-da-índia é tóxica porque contém saponinas, como a toxalbumina, e forbol que são substâncias impróprias para o consumo. Além disso, a noz-da-índia também apresenta um forte efeito laxante e, por isso, não deve ser utilizada em pessoas com problemas intestinais como colite ou síndrome do intestino irritável. Outros efeitos colaterais incluem:

  • Enjôo, e vômito;
  • Forte cólica abdominal;
  • Diarreia;
  • Olhos fundos;
  • Boca seca;
  • Muita sede;
  • Irritação e vermelhidão nos lábios e boca devido a mastigação do fruto;
  • Pupilas dilatadas;
  • Queda da pressão;
  • Desmaio;
  • Batimento cardíaco acelerado;
  • Dificuldade para respirar;
  • Febre;
  • Lentidão nos movimentos;
  • Cãibras nas pernas;
  • Sensação de formigamento e alteração da sensibilidade;
  • Dor de cabeça e mal-estar generalizado;
  • Desorientação no tempo e no espaço, não sabendo quem é, que dia da semana é ou onde está.

Estes sintomas podem surgir cerca de 20 minutos após o consumo da noz-da-índia e podem surgir mesmo ao consumir apenas 1 semente e por isso seu consumo só deve ser feito com orientação de um profissional de saúde

Deixe um comentário

× Ajuda?